A importância de ter um Logotipo no Site

Para manter os negócios cada vez em evidência e expansão, o Marketing faz grande diferença, sendo uma ferramenta que não deve ser menosprezada. Já dizia o antigo ditado: “A propaganda é a alma do negócio” e, realmente, ela é essencial. Dentro do Marketing, há um elemento que merece destaque: o logotipo.

O logotipo, também chamado de logo, é um desenho ou sigla que representa a marca.

Ele é importante, pois trabalha com a identidade junto ao público: ao ver um logotipo as pessoas imediatamente sabem a que produto a referência diz respeito.

A identidade da marca, firmada através do logotipo, é facilmente comprovada caso se lembre de jogos e quadros de televisão onde era oferecida uma lista de logotipos que deveriam ser ligados à marca correspondente: essa é uma prova de que os elementos visuais do logo ficam marcados na memória da população.

O logotipo também confere estabilidade à marca.

Uma empresa que muda toda hora de logotipo pode passar a impressão de ser instável e não valer a pena o investimento.

Logotipo do Wix.com

Por outro lado, mudanças sutis de atualização nos logos, no decorrer do tempo, fazem bem, proporcionando um ar de renovação, mas sem perder as raízes.

Concorrência

A cada dia a competitividade aumenta no mercado e uma boa logomarca é importante, sendo que ela deve transmitir os valores da empresa, bem como as qualidades do produto. Importante dizer que uma marca que não possui nenhum logotipo pode parecer amadora.

Entretanto, para que um logotipo promova a identificação entre o público e a marca é preciso que ele seja o mais divulgado possível: em outdoors, na internet, em adesivos, etc.: são muitas as estratégias que podem ser usadas para que o logotipo seja cada vez mais conhecido e reconhecido onde aparecer.

Mensagem subliminar

É possível que o logotipo crie uma espécie de vínculo emocional com o consumidor, fazendo com que ele se torne um cliente ou então passe a ser um cliente fiel.

Esse vínculo emocional pode ser baseado na simpatia pela forma do logo, pelas cores apresentadas, pelo desenho, no caso de ser um animal, etc.

Diversificação

Uma estratégia interessante que pode ser adotada a partir do uso do logotipo é a distribuição de chaveiros, envelopes, canetas ou qualquer outro elemento que possua o logo da marca, servindo para gravá-lo no mercado e também para divulgar a empresa.

Algumas características devem ser levadas em consideração ao criar um logotipo. A primeira é a simplicidade.

Originalidade

Para um logo ser marcante ele não precisa ser complicado. Também é preciso que ele seja original, para que não seja confundido com o logo de outras marcas.

Outra carcaterística importante é a ideia que cada cor pode transmitir. Logos em vermelho trazem a ideia de energia, de vitalidade, sendo muito comuns em energéticos, por exemplo. Já logos na cor verde muitas vezes são associados às questões ambientais.

Para não errar, pode-se contratar uma empresa de publicidade para a criação do logotipo apropriado.

Este artigo foi escrito por um autor convidado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
yfy
Como alavancar seu blog com Materiais Educativos

Fechar