Como criar um bom texto publicitário?

A publicidade está destacando-se cada vez mais como um aspecto que permite diferenciar uma empresa de outra e ressaltar os pontos positivos de produtos e serviços oferecidos, normalmente tornando-se um indicador da melhor marca a ser escolhida quando comparada aos principais concorrentes.

O trabalho da criação em agências de publicidade é dividido para a execução de dois funcionários: o diretor de arte e o redator publicitário, o primeiro que atua diretamente com a imagem e o segundo que deverá criar qualquer conteúdo escrito que esteja relacionado à proposta para a campanha, utilizando técnicas diversas para persuadir o consumidor e levá-lo à ação.

Veja, abaixo, algumas dicas de como fazer um bom texto publicitário.

Seja claro

O redator publicitário deverá ter em mente que todos os textos criados devem adequar-se à mídia na qual serão veiculados, porém devem possuir uma conexão ao unificar uma campanha, mantendo os mesmos elementos e ideias principais.

Neste momento é necessário apelar para a clareza da mensagem, permitindo que o leitor possa entender corretamente a mensagem, exibindo qual o objetivo da empresa, os benefícios do produto e inserindo um call to action.

Não use palavras de difícil entendimento, observando sempre quais os hábitos e conhecimento do público-alvo, adequando a mensagem para o receptor.

Concisão

Fazer um bom texto publicitário também é sinônimo de concisão, sendo curto para que a leitura seja rápida, afinal poucas pessoas perdem muito tempo visualizando anúncios e divulgações de produtos e serviços, afinal há um bombardeio diário destas mensagens chegando, ainda que não percebidas, aos brasileiros.

Faça com que o texto expresse o objetivo em poucas palavras, com parágrafos curtos.

Crie textos interessantes

Para que o leitor visualize a mensagem e engaje-se nesta, é necessário que o conteúdo reja relevante, sabendo bem o que falar e transmitir aos receptores, planejando anteriormente, em tópicos, o que deverá estar presente no texto, ou seja, quais as informações que são relevantes ou até mesmo que fazem parte das necessidades conforme descrito no briefing.

Crie proximidade com o leitor

A relação de empresa e consumidor pode ser estreitada no momento da criação de um texto publicitário, utilizando um linguajar que permita a conexão, apostando em ideias que possam ser transmitidas de uma maneira informal para manter um ar de comunicação casual.

Quanto mais o leitor achar que conhece a empresa e o produto, maior será a confiança depositada, além de criar uma ideia na mente do consumidor de que a mensagem é exclusiva, fazendo com que o mesmo sinta-se cada vez mais valorizado pela organização, incentivando-o a adquirir as mercadorias.

Seja persuasivo

A principal característica do texto publicitário é que o mesmo enquadra-se como persuasivo, assim para escrever um bom texto é necessário incluir esta técnica no conteúdo, fazendo com que o leitor acredite em todos os benefícios indicados do produto ou serviço e incentivando-o à compra ou até mesmo a concluir a ação planejada pela empresa, concretizando o objetivo da criação do texto publicitário ao apresentar argumentos plausíveis ao leitor.

Este artigo foi escrito por um autor convidado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

65 milhões de pessoas, ONGs e empresas já criaram seus sites no Wix. Crie o seu AQUI

¤
Leia mais:
Dica Empresarial: Crie um Blog e seja Autoridade no Asssunto

Fechar