Como monitorar quantos cliques um Botão recebe

É comum inserirmos um call-to-action (isto é, um link ou botão que leva os visitantes a realizarem uma ação, podendo ser uma compra, cadastro em listas de email, formulários de inscrição, entre outros) e querermos saber quantos cliques aquele botão ou link está recebendo, justamente para acompanharmos o desempenho daquela CTA.

Dependendo do tipo de ferramenta que esteja sendo usada nesta call-to-action, você poderá ver as estatísticas de visitas e cliques diretamente no painel administrativo do sistema em questão. (Por exemplo, um botão que tenha sido criado para receber novas inscrições para email marketing e que use o Mailchimp, terá os dados de cliques disponíveis no gerenciador da conta do usuário).

Entretanto, pra quem quer apenas saber a quantidade de cliques que determinados botões ou links em seu site está recebendo, poderá usar um recurso mais simples e gratuito, sem que para isso faça configurações complicadas (como é o caso do Analytics).

Goo.gl

O Google possui um encurtador de URLs muito interessante. Ele, além de encurtar URLs para o nome de domínio do próprio buscador, ainda oferece um contador de cliques.

Assim, será contabilizado cada clique que aquela URL encurtada receber.

A página está em inglês, mas é super intuitiva.

Tudo que você precisa fazer é acessar o Goo.gl (já logado em sua conta do Google) e inserir o endereço URL que pretenda encurtar. Depois, clicar em ‘Shorten URL‘:

Imediatamente a ferramenta já iniciará o monitoramento daquela URL, informando os cliques obtidos:

Bitly

Outro serviço gratuito, e que também tem essa função de contar cliques, é o Bitly, um encurtador de URLs muito profissional.

O diferencial do Bitly é que ele traz estatísticas mais completas e não apenas uma simples contagem de cliques.

Para usar o Bitly, você precisa se cadastrar no sistema e, após fazer login, inserir a URL no campo ‘Paste a long URL here to shorten..‘:

É possível customizar a URL encurtada, adicionando alguma informação que facilite a identificação daquela URL:

Para copiar a URL, basta clicar em ‘Copy‘.

E é isso!

Uma maneira simples de saber o número de cliques que sua página recebe.

Deixe um comentário